Por Que Fazer Residência Em Clínica Médica?

· 3 min read
Por Que Fazer Residência Em Clínica Médica?

Lembramos que as especializações não fazem parte dos últimos 2 anos do curso de graduação, mas se referem ao período de residência médica, em que os recém-formados médicos escolhem a área específica para trabalharem na comunidade. Para a formação, a Clínica Médica depende do conteúdo da graduação e de um rodízio obrigatório no internato, com três meses de duração mínima. Todos os médicos que escolherem uma especialidade clínica, exceto neuro e dermato, devem fazer a residência em Clínica Médica  de dois anos antes de ingressar na especialidade.

  • Um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde.
  • Para atuar como médico clínico geral, primeiro, o estudante deve passar pela graduação em Medicina, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação .
  • Enquanto o atendimento em consultórios acontece com dia e hora marcados, no pronto-socorro a situação é inversa.
  • Clínica tem seu significado em grego, onde “kliné” significa “a prática à beira do leito”.
  • Este último tipo de especialista com formação mais geral entre todos os especialistas, abrange a saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, e a saúde coletiva.
  • Responsável por cuidar de bebês, crianças e adolescentes, entendendo todas as complexidades e particularidades dessas fases da vida.


Segundo o último levantamento do ano passado, da Demografia Médica Brasileira, são 500 mil médicos no país. Esse dado é da maior densidade de médicos já registrados nos últimos anos. Quando uma pessoa é internada em hospitais públicos, esse tempo de internação implica em custos elevados. Já no nível internacional, a saúde pública é coordenada pela Organização Mundial de Saúde , que consiste em uma agência especializada da Organização das Nações Unidas . A saúde pública tem o objetivo de garantir o bem-estar físico, mental e social da população, sendo que, todas as medidas devem ser executadas pelo Estado e até mesmo pelo país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde , saúde não é apenas a ausência da doença, mas o completo bem-estar físico, mental e espiritual.

Formas De Reduzir Os Custos Da Clínica Com Um Sistema De Gestão Em Saúde


O médico que escolhe esta especialidade é facilmente confundido com um generalista, porque precisa estar sempre lendo e se atualizando sobre a saúde integral do ser humano. Como médicos, devemos sempre buscar atenção às principais necessidades dos pacientes, identificar hábitos, relações sociais, aspectos emocionais, antecedentes familiares e a biografia de vida deles. É nosso dever acolher, esclarecer, compartilhar, a responsabilidade do cuidar, envolver a família e buscar sempre que possível um tratamento ao alcance do paciente”, destaca.

Como Ser Um Clínico Geral?



Mas o que conta na lógica do mercado é que as áreas mais gerais têm pouco valor de troca, pois envolvem ou contêm menos capital, o lado forte da troca. Elas são constituídas preponderantemente pelo "trabalho", que se apropriou do conhecimento social. Ou seja, a formação adicional em áreas clínicas, especialmente as mais gerais, como a Medicina de Família e Comunidade e a Clínica Médica, envolvem incorporação menor de riqueza controlada pelo capital. E no mercado essa riqueza nova, criada pelo trabalho, tem baixo valor de troca, baixa remuneração, e acaba sendo apropriada pelo capital, concentrando riqueza. É comum o discurso de que o médico no mercado se transforma em vendedor especializado.



É possível que a origem do sintoma esteja associada a outras especialidades, como a ortopedia, pneumologia e reumatologia. Nesse sentido, recomenda-se que o paciente procure um clínico geral sempre que apareça um sintoma ainda não diagnosticado.  ortodontista indaiatuba , durante muito tempo o conceito de saúde disseminado entre a população é o de saúde enquanto ausência de doença.